Pesquisar neste blog

sábado, 7 de maio de 2011

Como fazer Citações



Wilson Horvath

A citação é um elemento imprescindível no trabalho científico, sua presença qualifica a pesquisa, ou seja, mostra que ela tem fundamentação e que as ideias contidas nela têm respaldo em uma grande autoridade do assunto. E revela que você não iniciou a pesquisa a partir do nada, mas que está em sintonia com a comunidade científica e com os problemas atuais.
E fazer uso de um texto ou pensamento de uma pessoa, sem atribuir a ela o mérito é plagio e plagio é crime. A pena ao plagiador pode chegar a quatro anos de reclusão. Além disso, todo o seu trabalho e esforço durante a pesquisa pode ir “por água abaixo” por causa de um único parágrafo ou foto, que não foi feita a devida citação.
Como você não quer perder todo o seu trabalho e não sofrer um processo, mas produzir um bom texto. Segue algumas dicas para fazer corretamente as citações.

Citação com até três linhas
Nós a fazemos no corpo do texto, essa fica contida dentro de aspas, sem ponto final, esse que será posto após o sobrenome do autor, com letra maiúscula, seguido do ano de publicação daquela edição, que você está usando, mais a página em que está o texto citado. O sobrenome, o ano e a página devem estar dentro de parênteses.
Exemplo: Nós estamos diante de um momento decisivo, os próximos anos serão a “Última Oportunidade ou desgraça última para a humanidade” (MORIN, 1997, p. 41).
Note que nós não usamos o texto em itálico na citação. O itálico é usado para palavras de origem estrangeiras ou para dar um destaque àquela parte do texto.

Citação com mais de três linhas
Nós a fazemos fora do corpo do texto, não usamos aspas, sem ponto final, esse que será posto após o sobrenome do autor, com letra maiúscula, seguido do ano de publicação daquela edição, que você está usando, mais a página em que está o texto citado. O sobrenome, o ano e a página devem estar dentro de parênteses.
Nós devemos diminuir a fonte da letra para 10, o espaço entre as linhas é simples, sem espaço na primeira linha da citação e com recuo de 4 cm. Nós também não usamos aspas, neste tipo de citação. Exemplo:

Atualmente, não só estamos no momento crepuscular quando o pássaro de Minerva, ou seja, a sabedoria, levanta vôo, mas também num momento de trevas, aguardando pelo canto do galo que vai nos acordar. O canto do galo vai nos deixar alerta para o homem, para a vida e para a humanidade. E, mesmo que nossos alarmes se revelem exagerados, terão sido úteis porque terão permitido implantar os meios que possibilitam afastar ou reduzir o perigo (MORIN, 2005, p.125).

Para fazer essa formatação, você seguirá os seguintes passos:
1º Após digitar o texto da citação, você o seleciona;
2º Clique com o botão direito do mouse;
3º Escolha a opção parágrafo, irá abrir esse link:



4º Em recuo, você irá digitar 4 cm à esquerda;
5º Em especial, você escolherá nenhum;
6º Em espaçamento entre as linhas, escolha a opção: simples;
7º Clique em ok e pronto.

Observação: Se você não tem muito conhecimento do Word, é melhor digitar o parágrafo seguinte, antes de formatar a citação, para não alterar a formatação do texto, neste caso, certifique de selecionar apenas a citação para fazer a formatação.






Um comentário: