Pesquisar neste blog

sábado, 7 de maio de 2011

Como escrever os Objetivos


Wilson Horvath

Os Objetivos em uma Pesquisa Científica é o que você quer descobrir com a pesquisa.
Por exemplo: Conhecer a forma como as professoras da 4ª série do Ensino Fundamental trabalham com seus alunos as práticas de leitura; Entender qual a concepção de Ética, presente nos PCN que versam sobre Filosofia para o Ensino Médio; Perceber a forma como se dá o atendimento médico com pacientes em estado terminal; Compreender o que é amor para Platão.

Simples, não!?
Os jovens pesquisadores fazem duas confusões ao escrever os Objetivos. A primeira é confundir os objetivos com o objeto de estudo. Para evitar essa confusão, coloque um verbo em frente o objeto, tais como: “Conhecer”, “Entender”, “Perceber”, “Compreender” etc.
A segunda confusão se dá em virtude do desejo dos pesquisadores em solucionar os problemas, neste caso, a confusão primeira é entre o que é Projeto de Intervenção e Projeto de Pesquisa.
O pesquisador, enquanto está pesquisando (pleonasmo) somente pesquisará e só depois de pesquisar e aprender a pesquisar, ele estará habilitado a fazer intervenção, caso, não seja assim, corre-se um grande risco de a sua pesquisa e a sua intervenção serem malfeitas.
Se você não tem clareza do que seja, projeto de intervenção leia o texto: Duas primeiras coisas que você tem que saber para fazer um Projeto de Pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário