Quem sou eu

Minha foto
é sonhador, em busca de outros sonhadores, para compartilharmos sonhos, quiça por um Mundo Melhor, pois como canta o grande poeta: "Sonho que se sonha só. É só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade".

Pesquisar neste blog

Carregando...

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Como escrever o Referencial Teórico, no Projeto de Pesquisa

Wilson Horvath


O Referencial Teórico são os conceitos que você utilizará para ler o seu objeto de estudo, conforme expomos no texto: Referencial Teórico – O que é?. Então, se ainda não tem clareza do que seja referencial, aconselhamos que você leia esse texto.


Para escrever o seu referencial, sugerimos que você utilize apenas um conceito de um único autor para analisar um único objeto (UM X UM X UM = UMA PESQUISA). O referencial tem que estar próximo do seu objeto de estudo, para você fazer a aproximação desejada, a pesquisa.


Um grande risco que o pesquisador incipiente corre é querer explicar toda a teoria e toda a vida do autor escolhido ou explicar o conceito escolhido utilizando todos os autores que trabalharam sobre ele.


Ambos os casos são tarefas impossíveis, em uma única pesquisa, e além de proporcionar um esforço sobre-humano ao pesquisador, não caracteriza a pesquisa como científica. Se a pesquisa assim for realizada, ela recebe o apelido de: “Tese Balão”, ou seja, ela está cheia, inchada, mas do que? De vento. Que fala, fala, mas nada diz de concreto.


Como você fará um bom trabalho e não quer sofrer, além do necessário, na pesquisa. Basta seguir alguns passos básicos e bem fáceis de concretizarem:


1. Fale apenas de um conceito e de um único autor.


2. Ao ler sobre aquele conceito (Estado da Arte), tudo o que não se referir diretamente a ele (ao conceito que você utilizará como referencial teórico), você, por hora, ignora. É como escolher feijão, você deve separar o feijão que cozinhará do restante.


3. Leia novamente o item 2. Ignorar significa: ignorar. Não é para dizer que o autor ou aquele conceito ajudaram a salvar mil criancinhas, na guerra ou alfabetizou em apenas dois meses mais de dez mil adultos. Se você escolheu aquele autor como referencial, significa que ele e suas ideias já demostraram a sua importância para a sociedade. Escreva, no máximo um parágrafo falando do autor e da(s) obra(s) que tirou aquele conceito.


4. Você descreverá apenas aquele único conceito do autor. Por exemplo: O conceito de Autonomia desenvolvido por Paulo Freire. Logo, todo o legado freiriano é por hora, deixado de lado.


5. Imagine que você explicará esse conceito para os seus alunos. E somente esse conceito será exigido em uma prova de vestibular, que eles em breve prestarão. Então o que eles precisam saber? De que forma você explicará esse conceito a fim que seus alunos não se esqueçam do conceito e saiam bem na prova? Responda a essa perguntas e a partir delas elabore o seu Referencial.


6. Pesquise sobre o conceito em sites de pesquisa científica. Sugerimos que você inicie por esses: Scielo e Google Acadêmico. Refine a pesquisa digitando o nome do autor e o conceito. Se não aparecer nenhum resultado ou você digitou errado ou não há artigo, nesse é caso, é melhor escolher outro conceito do mesmo autor ou o mesmo conceito, mas em outro autor.


7. Ao ler os artigos encontrados nesses sites, lembre-se dos itens: 1,2,3,4,5.


8. Siga esse esquema: O que é o conceito (use uma citação do autor e a explique); quando ele ocorre (em que fase da vida ou a partir de qual momento); quem o desenvolverá (exemplo: crianças de 0 a 2 anos); por que ele ocorre (quais são os fatores que contribuem para o seu surgimento); onde (em qual local, em casa, na escola). Pode ser que seu referencial não tenha todos esses pontos, então, descreva apenas os que encontrarem.


O objetivo desses passos, obviamente, não é complicar a sua vida nem colocar uma camisa de força em você. Mas, ajudá-lo a fazer um bom trabalho, um bom projeto de pesquisa da forma mais fácil e quem sabe, auxiliá-lo em seu processo de conhecimento e na sua vida acadêmica (iniciação científica → pós- graduação lato sensu → mestrado → doutorado). Olha que chique!?

Você pode encontrar outros caminhos para escrever seu referencial, talvez até melhor que esse. Escolha aquele que melhor encaixe com você, com sua maneira de pensar e agir.

E bom trabalho!!

Se estiver produzindo o TCC, leia este texto: 

Os Primeiros Passos para a Construção do Projeto de TCC


26 comentários:

  1. Obrigado pelas excelentes dicas!!! Me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  2. Valeu!! Muito bom!! Parabéns1

    ResponderExcluir
  3. obrigada, com esses esclarecimentos poderei construir meu trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Realmente, Professor, você, didaticamente, trouxe-me esclarecimentos importantes, embora ainda sinta dificuldade.
    Sua colaboração foi preciosa.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Nossa....foi muito util no meu projeto de pesquisa...Sua explicação foi muito clara...muito obrigada

    ResponderExcluir
  6. Essa deve ter sido a melhor explicação que já tive sobre um referencial teórico, parabéns pela explicação muita clara sem embromação dos meus professores na época da facu, onde cada um dizia uma coisa rsrsr, mais uma vez parabéns pela didática precisamos de mais professores assim :)

    ResponderExcluir
  7. A explicação é boa. PArabéns!
    MAs ela fala de usarmos apenas um conceito... E para os casos em que entendermos necessária, a utilização de alguns conceitos?

    ResponderExcluir
  8. Nossa gostei muito das dicas. valeu!

    ResponderExcluir
  9. Muito Boa a explicação,
    clara e bem direta.

    ResponderExcluir
  10. muito bom, gostei bastante me ajudou muito, bem explicado. Obrigado.

    ResponderExcluir
  11. Caro Wilson, muito bom este texto e, juntamente com o texto "Referencial Teórico – O que é?", preenche uma grande lacuna na literatura sobre pesquisa acadêmica em nível de graduação. Sou professor universitário e gostaria de pedir sua autorização para uso dos textos em sala de aula. Muito obrigado, Milton dos Santos.

    ResponderExcluir
  12. Valeu, Wilson!!! Obrigada, mesmo!!!
    Estava com dificuldades em escrever o referencial teórico no meu projeto de pesquisa.
    Suas explicações esclareceram minhas dúvidas. Já compartilhei com uma colega que esta enfrentando a mesma dificuldade.
    E ela também gostou muito. Mais uma vez, obrigada!!! Eligia Nunes

    ResponderExcluir
  13. vaallleeeeeeeeeeuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Muito obrigada! Foi show e ajudou demais!

    ResponderExcluir
  15. Muito bom,usarei com certeza cada passo.Elis

    ResponderExcluir
  16. ESTAVA COM DIFICULDADES NO REFRENCIAL, MAS QUANDO LÍ SEU POST, MUITO ME AJUDOU NO ESCLARECIMENTO DO MESMO! OBRIGADO!
    WALTER

    ResponderExcluir
  17. PARABÉNS, AJUDOU DEMAIS! TUDO DE BOM

    ResponderExcluir
  18. Muito bom, me ajudou a compreender o conteúdo.

    ResponderExcluir
  19. Nossa, moço!
    Excelente explicação! De verdade mesmo! Explicou de forma simples e de fácil compreensão!
    Parabéns e muito obrigada! :)

    ResponderExcluir
  20. Muito obrigada, Prof. nesse momento vc quebrou não só o galho, mais a árvore inteira.

    ResponderExcluir
  21. Boa noite, muito obrigado pelo esclarecimento.

    ResponderExcluir
  22. Até que enfim uma informação útil, clara e importante!
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  23. nao entendi nada.mas mesmo assim valeu.

    ResponderExcluir